sexta-feira, 25 de abril de 2008

O Último Salmo


Quem tem um bom conhecimento da Bíblia e a reconhece como a palavra de Deus, entende que só existem 150 salmos apenas, cujos autores variam entre Davi, Asafe e os filhos de Coré, e que nenhum outro salmo ou cântico pode ser acrescentado á esta coletânia, já que o livro de Deus foi selado.

Porém, uma música escrita por um israelita no ano de 2000 parece ter sido O Último Salmo. A circunstância na qual foi produzida e a letra em si também nos remete para áqueles tempos dos profetas do antigo testamento que, em meio a situações adversas, mostraram um forte apego ao Senhor.

A música foi escrita em 2000 depois de um linchamento de dois soldados israelenses em Ramalá. E originalmente foi feita em forma de poema por um homem que estava prestes a morrer num campo de fuzilamento, ele e 25 israelenses por parte de palestinos. Antes de morrer, ele escreveu a letra em um pedaço de papel e a escondeu no seu corpo, depois de morto, a letra foi encontrada e logo recebeu um roupagem musical. Hoje em dia a música é cantada pela Pop-star israelense Sarit Hadad com o nome Sh'ma Yisrael (a célebre frase: ouve, ó Israel)

Eis aqui a tradução em português da música, EXCLUSIVA!!! só existe neste blog essa tradução.

Escutai, Israel/ Escutai ao meu Deus
Quando o coração chora/
Escutai, Israel/ Escutai ao meu Deus

Quando o coração geme, apenas Deus escuta a dor tocar até a alma

Um homem cai antes que possa afundar, com uma pequena oração, ele quebra o silêncio
Escutai Israel, meu Deus, Tu és o Onipotente
Tu me deste a vida, Tu me deste tudo
Aos olhos a lágrima,
O coração sofre em silêncio e quando o coração se acalma, a alma grita

Escutai Israel, meu Deus
Eu estou sozinho, me dá forças meu Deus, faça com que eu não tema
A dor é grande e não há como escapar
Faça com que ela acabe, nenhuma força resta em mim
Quando o coração geme, o tempo pára e de repente o homem vê a sua vida por inteiro
Ele não quer ir para o desconhecido
Ele clama ao seu Deus para o livrar diante do grande abismo.

O video do show ao-vivo da Sarit Hadad cantando Sh'ma Ysrael:

http://www.youtube.com/watch?v=HJ0KAtGsoLU






Nenhum comentário: